Notícias‎ > ‎

Estado do Emigrante tem dois representantes em comissão criada pelo Itamaraty

postado em 15 de mai de 2011 09:56 por Fernanda Weiden

Caras e caros amigos,

em meu nome, eleito e escolhido pela Europa, e de Carmen Lúcia Tsuhako, eleita e escolhida pela Ásia (Japão), quero agradecer todos quantos nos deram seu voto, para que possamos levar avante o projeto de um órgão institucional emigrantes, autônomo, independente e laico.

Fazemos parte, graças a vocês todos, do Conselho provisório de representantes das comunidades brasileiras no exterior, onde o Estado do Emigrante passa a ter duas cadeiras.

Depois desses longos meses de espera e de pouca atividade, queremos pedir a todos para retomarmos a luta em todas as áreas, como aconteceu com o movimento dos Brasileirinhos Apátridas.

Portanto, foi atingido nosso primeiro objetivo – criar uma comissão de transição, constante do abaixo-assinado majoritário colhido entre os participantes da I Conferência sobre emigração organizada pelo Itamaraty.

O segundo objetivo será em breve também atingido – obter parlamentares emigrantes para representar as comunidades emigrantes em Brasília. A proposta do senador Cristovam Buarque foi aprovada pelo Senado. Deverá ahver uma segunda votação, seguindo-se duas votação na Câmara de Deputados. Imaginamos que, no máximo, em dois anos, essa bandeira que já defendíamos durante a campanha Brasileirinhos Apátridas, será conquistada.

Resta ainda conseguir nosso terceiro objetivo – o voto por correspondência para os emigrantes, da cidade onde vivam ao Consulado mais próximo. Esperamos que logo um deputado ou senador apresente essa proposta de lei, dentro do quadro da Lei Eleitoral.

A II Conferência dos Brasileiros no Mundo, será em agosto, de acordo com a Subsecretaria das Comunidades Brasileiras no Exterior.

Grande abraço, Rui Martins e Carmen Lúcia Tsuhako, do Conselho de Emigrantes e dos movimentos Brasileirinhos Apátridas e do Estado do Emigrante.

PS. comunicada pela Subsecretaria das Comunidades Brasileiras no Exterior, do MRE, a notícia rapidamente teve grande destaque no site mais lido pelos parlamentares de Brasília, o site do jornalista Cláudio Humberto.

Aproveitamos para agradecer ao Cláudio Humberto, ao Ênio Lins, autor da bandeira do Estado do Emigrante, e a todos os jornalistas que têm dado destaque à nossa luta.

Comments